quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Benefícios da Atividade Física e o Melhor Pode ser Feito até em sua casa com um Personal Trainer Qualificado

contato:luiz1000@oi.com.br

Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois está provado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Para a pessoa que tem diabetes, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, como o aumento da ação da insulina.
As vantagens de praticar exercícios podem ser divididas em dois tipos: imediatos e tardios.
Como benefício imediato, ou seja, aquele que ocorre logo no primeiro dia, podemos citar:
  • Aumento da ação da insulina
  • Aumento da captação da glicose pelo músculo
  • Captação da glicose no período pós-exercícios
  • Diminuição da glicose sangüínea
  • Aumento da sensibilidade celular à insulina
Já os benefícios tardios são:
  • Incremento das funções cardio-respiratórias
  • Incremento da força e da resistência
  • Outros benefícios Aumento da ação da insulina
Aumento da Ação da Insulina
Em um primeiro momento a afirmativa que a "atividade física aumenta a ação da insulina" parece estar errada, pois há diminuição da produção de insulina durante o exercício. O mecanismo que rege a produção de insulina não tem relação com o mecanismo que rege sua ação. Além disso, a insulina exógena e/ou os hipoglicemiantes orais têm sua ação aumentada pelo aumento do metabolismo, razão pela qual se recomenda, sob orientação médica - e somente nessa condição - diminuir a medicação no dia que a pessoa com diabetes realizar alguma atividade física. Este mecanismo é um dos responsáveis por hipoglicemias induzidas pelo exercício.
Aumento da Captação da Glicose pelo Músculo
Existem três mecanismos responsáveis pelo aumento da utilização e captação da glicose pelas células musculares. Eles consomem grande quantidade de glicose durante o exercício: o aumento da ação da insulina, causada pelo aumento do metabolismo, a atuação específica do exercício nos glicotransportadores GLUT4 e o conseqüente aumento da sensibilidade à insulina.
Captação da Glicose no Período Pós-exercícios
Este fenômeno é responsável por hipoglicemias que ocorrem até 48 horas após a atividade física, sendo explicado pela reposição de glicogênio pelas células e pelo gasto energético causado pela recuperação do organismo, sempre na presença de insulina exógena.
Aqui cabe uma explicação: tão importante quanto a atividade física em si é o período de recuperação do organismo. De pouco, ou de nada, adianta, após uma caminhada de 40 minutos no final da tarde, sentar-se à mesa para saborear uma picanha com fritas. O que foi gasto durante o exercício em poucas horas já estará circulando em nas veias.
Diminuição da Taxa de Glicose
A redução dos índices de glicemia é um dos efeitos mais significativos da atividade física no diabetes. A glicose é fonte predominante de energia nos 30 primeiros minutos de exercício. Assim, a atividade física tem função parecida com a insulina no tocante ao aumento da utilização de glicose pela célula.
Uma queda para valores inferiores a 60-70 mg/dl caracteriza hipoglicemia induzida pelo exercício, o que é mais comum em pessoas com diabetes que utilizam insulina do que os que não usam. Mas mesmo indivíduos que não tem diabetes estão sujeitos à hipoglicemias durante o exercício, o que causa tontura, visão turva e até desmaio.
Aumento da Sensibilidade Celular à Insulina
Com comprovada atuação nos glicotransportadores, a atividade física eleva a sensibilidade celular à insulina, tornando-a mais eficiente. Este efeito possui duração de 2-3 dias, assim como os outros benefícios descritos acima. Por isso prescrevem-se rotinas de, no mínimo, três dias intercalados por semana, sendo desaconselhável, por esses e outros motivos, as atividades exclusivas de finais de semana.
Benefícios Tardios
Como podem observar, a atividade física produz alterações significativas no contexto glicêmico, mesmo a curto prazo. Mas não são apenas estes os benefícios produzidos pelos exercícios.
Existem também os benefícios tardios, que necessitam de algum tempo para serem notados, normalmente 3 a 4 semanas, dependendo da adaptação orgânica ao esforço. Importante aqui também é o procedimento da pessoa com diabetes durante a recuperação.
Incremento das Funções Cardio-Respiratórias
Sob este título se encontram algumas adaptações do sistema cardio-respiratório e circulatório, descritos na tabela abaixo, que sofrem influência direta do esforço a que o organismo é submetido durante a atividade física.
 
Efeito
Peso e volume do coração
Aumento
Volume sanguíneo
Aumento
Frequência cardíaca de repouso
Diminuição
Fluxo sangüíneo e distribuição do sangue
Aumento
Pressão arterial em repouso
Diminuição
VO2 máximo Aumento
Aumento
Freqüência cardíaca máxima
Aumento
Freqüência respiratória em repouso
Aumento
Glicogênio muscular e hepático
Aumento
Massa muscular
Aumento
O aumento no peso e no volume do coração proporciona diminuição da freqüência cardíaca de repouso e da freqüência cardíaca máxima, pois o coração passa a contrair e bombear sangue mais eficientemente. O aumento do glicogênio hepático e muscular contribui para minimizar os efeitos das hipoglicemias.
Incremento da Força e da Resistência
O ganho de massa muscular e a melhora no fornecimento e na utilização de oxigênio e energia proporcionam aumento da força muscular, assim como da resistência geral do organismo ao esforço.
Um erro comum é confundir aumento do peso corporal com aumento da gordura corporal. O ganho de massa muscular contribui para elevação do peso corporal, mas não tem relação com aumento de gordura corporal, que tende a diminuir com a rotina de exercícios.
Diminuição da Gordura Corporal
Após 20-30 minutos de exercícios, a gordura passa a ser a fonte primordial de energia, proporcionando decréscimo da gordura nas células adiposas. Dois aspectos importantes para quem quer perder massa corpórea gorda é o tempo mínimo de 30 minutos de exercícios e a ingestão calórica menor do que o gasto. Ninguém vai perder peso se consumir mais calorias do que gasta.
Redução dos Fatores de Risco de Doenças Coronarianas
Atribui-se à atividade física regular o decréscimo do colesterol de baixa densidade - LDL-colesterol - e de muito baixa densidade - VLDL-colesterol (conhecido como mau colesterol) e do triglicérides; e aumento do colesterol de alta densidade - HDL-colesterol - (conhecido como bom colesterol), o que contribui, juntamente, com a diminuição da gordura corporal e aumento da eficiência cardíaca e circulatória, com a diminuição de problemas cardíacos, mesmo aqueles associados ao diabetes, como o infarto do miocárdio e arterosclerose.
A inatividade física é um dos principais fatores de risco de doenças coronarianas, ficando atrás apenas do fumo, pressão arterial e colesterol elevados.
Redução da Ansiedade e da Depressão
O exercício aeróbico contribui para o lançamento, na corrente sangüínea, de certas substâncias neuroquímicas responsáveis pela redução da ansiedade e da depressão, como as endorfinas. A atividade física está, portanto, associada à sensação de bem estar do indivíduo fisicamente ativo.
Outros Benefícios
Além dos benefícios citados, que em si já merecem especial atenção, um efeito importante que a atividade física possui é a efetiva contribuição à prevenção de DM tipo 2 em pessoas com predisposição à doença. Explicações deste fenômeno não estão totalmente esclarecidas, mas evidências apontam para o aumento da sensibilidade celular à insulina, agindo na glicotransportador GLUT4, para a diminuição da gordura corporal, diretamente associada à maior resistência à insulina*, e também para a diminuição do estresse.
Como podemos notar, as qualidades atribuídas à atividade por si já corroboram para que qualquer pessoa com diabetes se engaje num programa de exercícios. Além do que, a manutenção da taxa de glicose no sangue em valores adequados (por exemplo com hemoglobina glicosilada inferior a 7 %) é responsável por reduções nas incidências de doença secundárias ao diabetes: neuropatia, nefropatia, retinopatia etc, e dos sintomas do diabetes: poliúra, polifagia, polidpsia, glicosúria etc.
Se a pessoa com diabetes assumir sua doença e tratá-la como convém, espera-se um quadro que contribua para uma menor necessidade de medicamentos (principalmente do diabetes tipo 2) e dieta menos restritiva (quando na melhora de alguns quadros patológicos).
*Cerca de 90% das pessoas com diabetes tipo 2 são obesos, isto é, com mais de 20% acima do peso normal.

O PERSONAL TRAINER VAI TRANFORMA VOCÊ EM OUTRA PESSOA, SÓ TEM BENEFÍCIO EM FAZER ATIVIDADE FÍSICA PERSONALIZADA

Os principais diferenciais na contratação de um personal trainer são:
CONTATO: luiz1000@oi.com.br

O atendimento e acompanhamento individualizado.
Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.
Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.
Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

É o profissional que disponibiliza a maior possibilidade de qualidade de vida pela orientação da atividade física.
7 razões para nunca abandonar os treinos:
1. O verão
A temporada de sungas, biquínis e corpos à mostra leva muitas pessoas às academias. Os excessos do inverno precisam ser exterminados para que não atrapalhem os planos do verão. Se você faz parte do grupo que abusou no inverno, foque nos exercícios aeróbios e conte com a ajuda de suplementos como os termogênicos e CLs, que vão otimizar o seu metabolismo.
2. Ficar forte
Não é motivante perceber que as pessoas admiram seus músculos definidos e fortes? Essa meta é uma das mais comuns entre os praticantes de musculação. Exercícios de força e suplementos para o ganho de massa muscular vão ajudá-lo a alcançar este objetivo.
Aliás, os suplementos funcionam como um estímulo a mais para malhar, já que dão energia e aceleram os resultados.
3. Se sentir bem com você mesmo
Sabemos que não ficamos muito diferentes depois de uma semana malhando. Não é estranho que, no entanto, comecemos a nos olhar mais no espelho? Você anda por aí se sentindo melhor e mais atraente embora não tenham ocorrido mudanças significativas ainda. Isso acontece porque você deu o primeiro passo e sabe que os resultados virão. Esta auto-confiança pode se estender a outras partes da sua vida e trazer mais sucesso para você como um todo.
4. Encontrar amigos do passado
Quantas pessoas você conhece que engordaram depois que começaram a trabalhar? E, quantas você conhece que estão em melhor forma? Escreva o nome de algumas pessoas que você não vê há algum tempo, mas gostaria de impressionar. Coloque na lista ex-namoradas (os), pessoas que estavam em melhor forma que você e todos a quem você quiser surpreender.

5. Melhorar sua vida profissional
Se você tem um trabalho em que precisa lidar com clientes, isso pode ser bastante importante. Pessoas mais bonitas têm mais chances de conseguirem trabalhos melhores, promoções, boas vendas e são mais respeitadas.
Isso pode não ser politicamente correto, mas é a realidade. Nós naturalmente confiamos mais nas pessoas bonitas. Acredita-se que os que estão fora de forma são preguiçosos, rudes e não-confiáveis. Muitas pesquisas confirmam isso.
6. Encarar a academia como uma diversão
Depois que você freqüentar sua academia por um tempo, você vai conhecer os professores e os alunos e fará amizade com pessoas que têm os mesmos interesses que os seus. A atividade física pode até se tornar um "vício". A sensação de missão cumprida, de trabalhar os músculos, de fazer um bem por você mesmo e a endorfina são as principais causas deste "vício do bem".
7. Se tornar atraente
Esta é uma das principais razões que levam as pessoas a malhar: atrair as mulheres/os homens mais bonitos. Todas as vezes que se sentir desejado (a) por alguém que você ache interessante, vai saber que cada gota de suor valeu a pena.

Para conseguir uma boa definição muscular e eliminar aquelas gorduras indesejadas do corpo você precisa trabalhar o seu metabolismo e controlar o que come. Com um metabolismo mais acelerado você consegue esculpir o seu corpo e o controle do que você come facilita o trabalho do seu corpo de se livrar de gordura, já que não terá que constantemente lidar com novas gorduras sendo acumuladas.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Topless: Luiza Brunet é capa de revista e revela dupla de atividades que a deixa sexy

O tempo não passa para Luiza Brunet. Aos 47 anos, ela não perdeu a sensualidade que a fez famosa na década de 80. Com um corpão de embasbacar qualquer adolescente, a empresária é capa da revista Boa Forma de setembro e contou que uma dupla de atividades a deixou mais feliz com suas curvas. 

Luiza diz que, por influência da filha, Yasmin, começou a fazer aulas de pilates e conquistou os braços dos seus sonhos. “Meu corpo estava meio pesadão e senti que o método me ajudou a ficar mais leve, alongada e feminina.”

Para as pernas, ela escolhe um exercício democrático e ao alcance de qualquer carioca: caminhada na orla das praias do Rio.

Não se iluda ela faz um treinamento anaeróbico forte, ou seja malha pesado.